GUIA SOBRE O USO DA LUZ NA FOTOGRAFIA

Imagem de Agus Wahyudi

Neste artigo, mostramos algumas dicas para usar corretamente a luz em suas fotografias de rua. Você vai ver que a luz é um dos elementos mais importantes na fotografia e que saber controlá-lo te ajudará a melhorar seus resultados. Você deve entender que a luz não se limita apenas às configurações da câmera, pois há muito mais parâmetros naturais que você deve conhecer para controlar as cores, sombras e luzes.

Este é um guia sobre luz e iluminação em fotografia, orientada para iniciantes. Aqui veremos:

  • Como a posição da luz afeta a fotografia
  • Como criar luzes e sombras de ambiente
  • Como diferentes condições e fontes de iluminação mudam as cores da imagem

Como a posição da luz afeta a fotografia

É bem possível que você tenha se encontrado em situações de luz de fundo, onde a luz vai direto para sua câmera. Ao fotografar, às vezes você pode mover essa fonte de luz, e em outras vezes você tem que mover o objeto ou a pessoa fotografada para alterar o posicionamento da luz.

O comum em fotografia é usar iluminação frontal para o objeto, vindo por trás da câmera. Assim você destaca o detalhe. Por quê? Com a luz diretamente na frente, as sombras ficam atrás do objeto, então não há sombras na imagem escondendo detalhes. A iluminação frontal é a mais simples. Porém, às vezes pode parecer bastante plana, chata ou até irreal.

A iluminação lateral, ou seja, colocando a fonte de luz ou o assunto de forma que a luz o atinja de um lado, combate aquele aspecto chato da iluminação frontal, ao criar sombras e profundidade. A iluminação lateral ainda é bastante simples. Mas você tem que ter cuidado e observar como as sombras aparecerão na imagem.

A iluminação lateral não precisa estar em um ângulo de 90 graus. Ao fotografar com iluminação lateral, observe onde as sombras ficam: pequenos ajustes na posição do assunto podem criar sombras mais interessantes ou bonitas.

A iluminação no fundoé a mais complicada na Fotografia por isso é necessário praticar bastante para controlá-la. Sem um modificador de luz ou a compreensão do modo manual da câmera, será difícil obter bons resultados.

Os iniciantes geralmente devem evitar cenários de luz de fundo, como quando você coloca o objeto ou a pessoa fotografada diretamente na frente de uma janela. No entanto, não ignore essa iluminação por muito tempo: uma vez que você se sinta confortável no modo manual, a luz de fundo pode criar imagens espetaculares. Quando há luz no fundo, as coisas parecem brilhar — como folhas e flores, por exemplo. A luz de fundo também dá aos retratos um bom efeito pop e quase uma aura.

Com a luz no fundo, todas as sombras da luz estão na frente do objeto, tornando-o uma silhueta escura. No entanto, usando os modos manuais, você pode ajustar a exposição para que o assunto seja exposto corretamente. Isso deixará o fundo superexposto, mas isso às vezes cria um efeito interessante:

Imagem de Alejandro

Para evitar a superexposição do fundo, um refletor ou um flash na frente do objeto pode fornecer uma exposição mais uniforme e, ao mesmo tempo, dar brilho ao objeto.

Como criar luzes e sombras de ambiente

Mudar a posição da fonte de luz em relação ao assunto muda onde as sombras ficarão, mas quão claras ou escuras ficarão essas sombras? É aí que a fonte de luz, e qualquer modificador de luz, entram em jogo.

Uma fonte de luz forte produz sombras com uma transição mínima entre as áreas claras e escuras da imagem. Enquanto a luz forte refere-se à transição entre a luz e a escuridão e não a profundidade das sombras. A luz forte tem uma má reputação, pois geralmente é usada incorretamente. Mas, a luz forte tende a criar mais contraste em uma imagem. Alguns detalher da foto serão perdidos na escuridão. A luz forte pode ser combinada com a posição da luz para evitar olhos sombrios e ainda criar drama na fotografia.

Imagem de Apolo Salomão

A luz suave, por outro lado, tem uma transição muito mais sutil entre as áreas claras e escuras da imagem. Ao fotografar fotos com uma luz suave, as sombras mais suaves impedem que os detalhes sejam perdidos nas áreas escuras da imagem. Ao tirar um retrato, a luz forte tende a enfatizar as imperfeições da pele, enquanto a luz suave tende a disfarçar as manchas um pouco melhor. A luz suave é como a iluminação frontal da posição da luz: é um ótimo ponto de partida para iniciantes porque é mais fácil trabalhar com ela.

Imagem de Didik Pramono

Então, o que torna uma fonte de luz forte ou suave? Grandes fontes de luz produzem luz suave, enquanto fontes de luz menores criam essas sombras fortes. Os flashes da câmera, sem um modificador, criam luz forte, porque são fontes de luz pequenas e focadas.

Mas, a distância também desempenha um papel. As fontes de luz próximas são mais suaves, enquanto as fontes de luz distantes criam essa transição mais contrastante entre a luz e a escuridão. Ao tirar um retrato ao lado de uma janela, fotografar perto da janela criará uma luz suave enquanto mover o assunto para o lado oposto da sala criará sombras mais fortes.

O sol é uma grande fonte de luz, mas está tão longe que se torna uma fonte de luz forte. Ao fotorgrafar no meio do dia com um céu sem nuvens, você acabará com sombras escuras e duras.

Em um dia nublado, no entanto, esse mesmo sol produz uma luz suave. Por quê? As nuvens difundem a luz, ou espalham-na sobre uma área maior, e fazer uma luz maior torna-a mais suave. É por isso que muitos fotógrafos adoram dias nublados: a luz suave é mais fácil de trabalhar.

Como diferentes condições e fontes de iluminação mudam as cores da imagem

Uma lâmpada pode parecer branca para os nossos olhos, mas a luz realmente vem em cores diferentes. O sol, ao pôr-do-sol cria uma luz laranja. Uma lâmpada fluorescente criará uma cor de luz diferente de uma incandescente.

O balanço de branco (white balance) de uma câmera corrige a imagem automaticamente para que os objetos brancos apareçam brancos na imagem, mesmo sob diferentes fontes de luz. A maioria das câmeras tem um modo de balanço de branco automático, bem como opções que levam o nome de diferentes tipos de fontes de luz, como sombra e incandescentes. O balanço de branco manual permite que você tire uma foto de um objeto branco, e a câmera determinará o balanço de branco dessa imagem. No entanto, o balanço de branco manual não oferece tanto controle quanto o uso da escala Kelvin.

Imagem de Pikar

Ajustar o balanço de branco na escala Kelvin é o equivalente ao modo manual para exposição: dá aos fotógrafos controle total sobre o balanço de branco. Segue a dica: A sombra é geralmente definida como 7500K, enquanto a luz do dia é de cerca de 5500K e o pôr do sol 2500K.

Um balanço de branco preciso significa que os objetos que são brancos na vida real também serão brancos na imagem, mas “preciso” nem sempre é a coisa certa para a fotografia. O uso da escala Kelvin para distorcer o balanço de branco para torná-lo mais “Laranja”, por exemplo, cria uma sensação quente em uma imagem, criando um visual semelhante a fotografar ao pôr do sol. Por outro lado, ajustar o balanço de branco em direção à extremidade “Azul” cria uma aparência mais “cool”, muitas vezes usada para criar uma atmosfera sombria em uma fotografia.

O balanço de branco também é uma das razões pelas quais muitos fotógrafos fotografam em modo RAW em vez de JPEG: com um arquivo RAW, ajustar o balanço de branco é tão simples quanto usar um controle deslizante do Lightroom. Modificar direto na câmera é mais fácil, mas a pós-edição com um arquivo RAW facilita a correção de erros de balanço de branco. Os arquivos RAW também facilitam a remoção de tons verdes ou roxos.

Além de usar o balanço de branco para criar uma imagem equilibrada ou uma que seja quente ou fria, os fotógrafos também podem ser criativos com a fonte de sua luz usando filtros de flash. Essas peças coloridas se encaixam no flash e criam luzes coloridas, como as luzes de uma pista de dança. Como a cor ajuda a criar humor em uma fotografia, o uso de filtros coloridos pode ser uma maneira divertida de testar a “cor” da luz.

Sem luz, não há fotografia, e sem entender a luz, você simplesmente não pode se tornar um grande fotógrafo. Comece simplesmente aprendendo a reconhecer a luz suave e a iluminação frontal e lateral – esses tipos de luz são fáceis de trabalhar e ótimos para iniciantes. À medida que você avança e aprende a modificar a luz, comece a experimentar luz forte e luz de fundo. Pode ser mais complicado acertar, mas você conseguirá criar algumas imagens extraordinárias.

Imagem de Riandanu

Fonte: Creativelive

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *