ENTREVISTA COM JEFF ASCOUGH

Imagem de Jeff Ascough

Em nossa seguente entrevista, conversamos com Jeff Ascough, fotografo da Inglaterra.

Como você decidiu se tornar um fotógrafo?

Em 1989, eu tinha 21 anos. Meu pai era um fotógrafo amador entusiasta e tinha o sonho de se tornar um profissional. Ele era professor de engenharia mecânica na universidade e estava prestes a se aposentar. Ele montou um negócio de fotografia em vez de se aposentar, pois a faculdade não mais lhe pagaria, então ele teve que continuar trabalhando. Como ele não tinha ninguém para administrar o negócio, ele pediu minha ajuda. Até aquele momento eu não tinha interesse em fotografia, e deveria ir para a faculdade para estudar psicologia. Tendo 21 anos, acho que pensei o quão difícil ser um fotógrafo deve ser? Foi assim que começou. Chame de destino, um acidente ou apenas sorte.

Você tem treinamento formal como fotógrafo e trabalhou em um estúdio profissional antes (como estagiário, estágio ou trabalho precoce com outro fotógrafo)?

Não tenho nenhum treino formal. Sou totalmente autodidata. Eu fui para a faculdade por alguns dias por semana por cerca de um ano apenas para aprender o lado técnico da fotografia. Naquela época era filme e quarto escuro. Eu aprendi principalmente tirando fotos e decidindo o que eu gostava e o que não gostava. Passei algum tempo em várias oficinas e seminários, mas o acesso à informação era limitado no início da década de 1990 em comparação com agora. Uma coisa que fiz foi mostrar meu trabalho a tantos fotógrafos quanto pude. Pedia sempre às pessoas que criticassem o meu trabalho. Isso ajudou muito. De alguma forma, estou feliz por não ter tido o treinamento, já que isso teria atrapalhado como eu via o mundo. Comercialmente, eu tive que aprender a iluminar o objeto, e entender a posição da câmera, composição, etc. Eu tive que aprender a tirar fotos de pessoas, mas sou completamente autodidata.

Imagem de Jeff Ascough

De onde você é? Você prefere tirar fotos de rua em sua cidade ou enquanto viaja?

Estou em Lytham St Annes, na costa noroeste da Inglaterra. Antes de me mudar para cá há pouco mais de dez anos, passei a maior parte da minha vida em East Midlands. A maior parte do meu trabalho foi fotografado nesta costa. Todos os anos eu reservo um tempo para visitar outras partes do Reino Unido para fotografar, mas eu prefiro trabalhar localmente.

Sobre a fotografia de rua, o que as pessoas que começam precisam saber?

É um dos gêneros de fotografia mais fáceis de entrar, mas é um desafio acertar. Dependendo da sua personalidade, pode não ser algo em que você deve entrar. Se você não quer ser confrontado ou fica preocupado com a reação das pessoas, então a rua será difícil de estar. Pode ser muito assustador para o recém-chegado, e na minha experiência a primeira coisa a se ter antes de realmente tirar fotos significativas, é ganhar confiança. A confiança é absolutamente fundamental para ser um bom fotógrafo de rua. Você vai tirar fotos de estranhos e isso requer muito nervo, certamente no início.

Imagem de Jeff Ascough

O que você procura, quando faz Fotografia de rua?

Eu vejo o mundo em termos de linhas e formas, luz e textura. As pessoas são muitas vezes apenas parte dessa visão de mundo. Normalmente eu sou atraído pela boa luz e lugares que oferecem uma grande estrutura. As pessoas são secundárias. Eu posso encontrar o que eu preciso em uma fotografia em um passeio ao redor do quarteirão com o meu cão, ou em um shopping, um estacionamento, em qualquer lugar. Eu tenho lugares favoritos que eu sei que sempre me darão o que eu preciso visualmente, mas eu costumo me cansar deles rapidamente e tento visitá-los apenas algumas vezes por ano.

Qual é a coisa mais desafiadora sobre a fotografia de rua?

Tentar crescer como fotógrafo de rua tem sido a coisa mais difícil para mim. Eu sempre quero fazer algo novo, diferente. É muito fácil cair no mesmo tipo de imagem repetida, mas é mais difícil chegar a algo novo. Estou constantemente tentando coisas novas, procurando uma visão diferente sobre algo que me parece familiar.

Imagem de Jeff Ascough

Você já recebeu reclamações por causa de uma foto de fotografia de rua?

Não. Nunca tive um problema. Sou um grande crente em evitar qualquer tipo de confronto e trabalho para ter certeza de que não tenho nenhum problema. Eu sempre sou muito respeitoso com as pessoas, e tento não chamar a atenção para mim mesmo.

O que torna um bom dia de fotografia para você?

Eu nunca busquei realmente bons ou maus dias. Eu tiro fotos para ganhar a vida, então todos os dias é um dia de trabalho. Alguns bons, outros apenas razoáveis. Se eu conseguir em um dia uma foto que eu ficaria feliz em colocar na parede, então eu acho que é um bom dia de fotografia.

Que tipo de software de edição você gosta de usar para suas fotos concluídas?

Adobe Lightroom e Photoshop CC. Estou habituado aos dois. Eu usei LR desde que foi lançado pela primeira vez, e Photoshop desde 2003. São muito familiares para mim, e eu posso usá-los quase sem pensar.

Confira mais o trabalho de Jeff em Jeff Ascough.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *