COMO TIRAR FOTOS COM MOVIMENTO

Imagem de panorist.com/ulisesgervacio

Saber como tirar fotos em movimento é muito importante quando você é um fotógrafo de rua. Porque você provavelmente não pode pedir a um desconhecido na rua para parar só para você fotografá-lo. Ou talvez seja você quem está em movimento… Com as dicas a seguir, você aprenderá como tirar fotos realmente boas em movimento.

A fotografia com movimento

Você pode se encontrar em diferentes situações de fotografia em movimento:

  • Você está em movimento, mas seu objeto não.
  • Você está de pé, mas seu objeto está se movendo.
  • Os dois estão em movimento.

Cada situação precisa de parâmetros próprios de configuração da câmera, que também depende do resultado que você deseja capturar. Você precisa decidir se deseja capturar um instante ou se prefere tirar uma foto com parte desfocada pelo movimento.

Tire uma foto rápida

Quando o objeto da foto está em movimento, por exemplo, um atleta que pratica atividade física, você deve optar por velocidades rápidas do obturador.

1. Velocidade do Obturador

Você deve usar uma velocidade do obturador de pelo menos 1/500 s (segundo) ou mais rápida (no caso, o divisor tem que ser maior ainda). Mas lembre-se de que velocidades rápidas do obturador podem gerar fotos subexpostas. Ou seja, as velocidades rápidas do obturador limitam a quantidade de luz que entra nos sensores de imagem; portanto, quanto maior a velocidade do obturador, maior a probabilidade de as imagens ficarem escuras.

Isso não seria um grande problema ao ar livre, mas se você estiver em ambientes fechados, talvez seja preciso compensar isto. Você pode melhorar fotos subexpostas usando um flash, aumentando seu ISO ou alterando a abertura. Você se lembra do triângulo de exposição?

2. Aumentar a abertura

A abertura é o buraco pelo qual a luz entra na câmera rumo ao sensor de imagem. Com uma velocidade de disparo rápida, é possível que não haja muita luz entrando na câmera e você só obtenha fotos escuras.

Escolha um f (focal lenght) baixo para aumentar a abertura e permitir a entrada de mais luz. No entanto, aumentar a abertura pode diminuir a profundidade (depth of field – DOF) da sua foto.


Aumentar a abertura pode diminuir a profundidade (DOF) da sua foto

O que isso significa? Significa que muitos dos elementos da sua fotografia podem ficar desfocados, principalmente o fundo. Um alto f pode ajudá-lo a focar a cena inteira, mas um f mais baixo, como f 2,8, pode fazer parecer que o fundo inteiro está fora de foco.

Como dar uma sensação de movimento

Há duas maneiras de obter uma sensação de movimento em suas imagens: o sujeito se move ou a câmera se move (ou ambas).

1. Dê firmeza à câmera

Nesse tipo de foto, você deve fazer todo o possível para manter a câmera perfeitamente estável. Seja usando um tripé ou colocando a câmera em outro objeto estacionário (considere um mecanismo de liberação do obturador ou o temporizador automático), convém garantir que a câmera esteja perfeitamente imóvel.

2. Velocidade lenta do obturador

O desfoque ocorre simplesmente porque o tempo que o obturador da câmera fica aberto é longo o suficiente para permitir que o sensor da imagem da câmera “veja” mais de um movimento do objeto.

Portanto, a dica número um para capturar movimento em uma imagem é: selecionar uma velocidade maior do obturador.

Se a velocidade do obturador for rápida (por exemplo, 1/4000 de segundo), você não verá muito movimento (a menos que o objeto esteja se movendo muito rápido), enquanto que se você selecionar uma velocidade maior do obturador (por exemplo, 5 segundos) você não precisará que seu sujeito se mova muito.

3. Abertura pequena

Se você fotografa no modo de prioridade do obturador, a câmera fotografa automaticamente para você, mas se você estiver no modo manual, você deve diminuir a Abertura em uma quantidade proporcional à quantidade que aumenta a velocidade do obturador.

Felizmente, isso não é tão difícil quanto você imagina, porque as configurações de velocidade do obturador e abertura são organizadas em “stops” (paradas). À medida que a velocidade do obturador diminui com uma “parada”, ela duplica a quantidade de tempo que o obturador fica aberto (por exemplo, 1/250 a 1/125). O mesmo vale para a configuração de abertura: como a abertura diminui em uma parada, o tamanho da abertura do obturador diminui em 50%. Isso é ótimo porque uma configuração de uma parada em um, significa que você só precisa compensar o outro em uma parada também e ainda terá boa exposição.

4. ISO mais baixo

Outra maneira de compensar a luz extra que uma velocidade mais alta do obturador deixa entrar na câmera é ajustar as configurações ISO da câmera. O ISO afeta a sensibilidade do sensor de imagem da sua câmera digital. Um número maior de ISO tornará o sensor mais sensível à luz e um número menor tornará o sensor menos sensível. Escolha um ISO baixo e você pode escolher velocidades mais altas do obturador.

5. Experimente o modo de prioridade do obturador

Uma das configurações mais importantes ao fotografar uma imagem que enfatiza o movimento é a velocidade do obturador (conforme descrito acima). Mesmo pequenas alterações na velocidade do obturador terão um grande impacto na sua foto, então você quer fotografar de uma maneira que lhe dê controle total sobre ela.

Isso significa mudar a câmera para o modo manual completo ou modo de prioridade do obturador. O modo de prioridade do obturador é um modo que permite definir a velocidade do obturador no qual a câmera compensa automaticamente outras configurações (como o Aperture) para garantir que a foto seja bem exposta. É um modo muito útil de fotografar, pois garante que você obtenha o efeito de movimento que está procurando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *