10 DICAS PARA FAZER MELHORES FOTOS NO NATAL

Da Panorist desejamos-lhe Boas Festas e esperamos que você aproveite muito com o seu nestas datas tão marcadas. Mas não nos esquecemos de nossa paixão pela Fotografia, por isso queremos que este Natal tire sua câmera e atire, porque você estará cercado por situações especiais e dignas de lembrar.

Ruas decoradas e iluminadas, sua casa cheia de enfeites de Natal, a expressão dos mais pequenos da casa ao abrir os presentes ves como você vê, há muitos, mas temos que estar atentos para não deixá-los escapar. No artigo de hoje, damos-lhe uma série de dicas para conseguir fazer as melhores fotos deste feriado.

1. Prepare o equipo

A primeira coisa que você precisa fazer antes de ir a lugar nenhum, como sempre, é preparar seu equipamento. Pensa no que vais precisar para não te esqueceres de nada. Se você vai passar as férias fora de casa, o melhor é que você se aplique e faça uma lista como a que recomendávamos no artigo de fotografia de viagem.

Ele carrega pelo menos um cartão de memória extra, tanto para o caso de você ficar sem espaço quanto para o caso de o que você está usando lhe dar qualquer problema.
Carregue sua bateria ao máximo e leve o carregador apenas no caso. Se você tiver uma bateria extra, leve-a também.
Pense em quais objetivos você vai precisar para as fotos que você pretende fazer.
Pegue o tripé, sempre vai ser bom para fotos em grupo, se você não quiser ficar sem sair neles.
Leve uma camurça para sempre limpar seu alvo.

  • Ele carrega pelo menos um cartão de memória extra, tanto para o caso de você ficar sem espaço quanto para o caso de o que você está usando lhe dar qualquer problema.
  • Carregue sua bateria ao máximo e leve o carregador apenas no caso. Se você tiver uma bateria extra, leve-a também.
  • Pense em quais objetivos você vai precisar para as fotos que você pretende fazer.
  • Pegue o tripé, sempre vai ser bom para fotos em grupo, se você não quiser ficar sem sair neles.
  • Leve uma camurça para sempre limpar seu alvo.

2. Estudia o entorno

Agora que você já tem todo o seu material preparado, outro conselho importante é que você estude o ambiente. Não atire no louco e pare para pensar um pouco antes de fazê-lo. Localize bons sites para tirar suas fotos, onde são vistos elementos que nos lembram que estamos no Natal, mas que não subestimam seu ponto de interesse, sobre o qual falaremos a seguir.

Também é importante que você tenha certeza de que há luz suficiente, para expor corretamente. Também será importante que você tente configurar os parâmetros da sua câmera manualmente, pois se houver luzes coloridas piscando pela casa, os modos automáticos podem não oferecer um bom resultado.

Procure um centro de interesse

Lembre-se de que um dos segredos da composição na fotografia é a simplicidade. Tente procurar um único centro de interesse em cada foto que você faz, pois se você tirar uma foto com muitos itens, eles podem distrair muito a atenção.

Esta tarefa é complicada nessas datas, quando podemos encontrar tantos elementos que podem nos distrair do ponto de atenção, como luzes, cores, roupas e acessórios de Natal, etc. concentre-se no que você quer destacar em cada foto e faça com que seja realmente o centro de interesse dela. Depois de fazê-lo, olhe para ela para analisar onde sua visão está indo, para confirmar que não há realmente nada que o distraia mais da conta. Este é um exercício que te ensinará a cuidar mais das tuas fotos e com o qual conseguirás resultados mais satisfatórios.

4. Jogue com a Abertura do Diafragma

Muito relacionado com o ponto de interesse, vem este conselho de jogar com o diafragma. Se você quiser isolar seu ponto de interesse para que a atenção se concentre apenas nele, você pode tentar fotografar com diafragmas muito abertos para reduzir a profundidade de campo. Além disso, se você usar as luzes de Natal como fundo, você pode obter alguns borrões impressionantes, com um lindo bokeh.

No entanto, em outras ocasiões, você terá que fechar mais o diafragma para conseguir tirar nítidos vários elementos, como por exemplo todos os pratos da mesa, ou todos os rostos em uma foto de família. Lembre-se de que, então, você precisará compensar essa luz reduzindo a velocidade do obturador ou aumentando a ISO.

Embora a abertura do diafragma influencie diretamente a profundidade de campo, outros parâmetros também influenciam a profundidade de campo. Se você quer aprender a controlá-la e compreendê-la completamente, eu aconselho você a ler nosso artigo sobre a profundidade de Campo em profundidade.

5. Ajuste o balanço de branco

Lembre-se de que algumas câmeras não ajustam muito no balanço de branco automático. Além disso, com tantas luzes coloridas, é possível que o automático da sua câmera fique um pouco louco. É por isso que é melhor ajustar manualmente o balanço de branco da sua câmera.

Além disso, também aconselho que você atire no RAW se sua câmera Permitir, para melhor ajustar suas fotos depois. Assim, você pode corrigir as distorções de cor que podem casar todas essas luzes de Natal. Entre os programas mais práticos para realizar esses tipos de ajustes, encontramos o Adobe Lightroom ou o Adobe Photoshop.

6. Aproveite para fazer Retratos

No Natal, o mais importante é a família e os amigos, certo? É por isso que eles vão ser os protagonistas de grande parte das nossas fotografias. Aproveite essas datas para tirar retratos das pessoas que você mais ama. Encontre um fundo que acompanhe, que se note que estamos no Natal! Luzes, a árvore, algum enfeite de natal… Isso sim, como te comentava antes, procura que tudo isso não reste protagonismo ao verdadeiro protagonista: a pessoa retratada.

As crianças são as que mais gostam no Natal, e isso é perceptível nos retratos. Aproveite para fotografar os mais pequenos da casa desfrutando das festas, se divertindo com seus novos brinquedos ou vestidos com suas roupas e acessórios de Natal. Você pode obter fotografias muito fofas e muito simpáticas.

7. E também faça fotos de Grupo

Essas datas São datas familiares e as fotos em grupo são uma obrigação para manter uma lembrança completa. Aproveite para tirar fotos de grupo no início da noite, quando as pessoas estão mais frescas, mas também não se esqueça de capturar os momentos mais engraçados e engraçados quando a festa avança.

Em fotos de grupo, acima de tudo, certifique-se de que todos estejam corretamente focados. Para fazer isso, você precisará usar diafragmas mais fechados para aumentar a profundidade de campo. Você também pode aumentá-la afastando-se do grupo e usando alvos mais angulares.

Nas fotos do grupo, não se esqueça de algo muito importante: você! Sim, também és uma parte importante da família. Não vos acontece que como sois o amigo / familiar fotógrafo, então tendes fotos de todo o mundo menos vossas? Na foto do grupo você não pode perder. Para fazer isso, use um tripé ou tente apoiar (com segurança) a câmera em alguma superfície. Em seguida, programe o temporizador para que ele lhe dê tempo para ficar com o resto do grupo antes de disparar, ou use um gatilho sem fio.

8. Salta o Flash

Em ambientes fechados, apesar de acendermos todas as luzes, muitas vezes vamos verificar que falta alguma luz para expor corretamente. Podemos tentar fazer o upload do ISO, mas chegará um momento em que o ruído arruinará nossa foto. No entanto, se dispararmos o flash, veremos que se perde a magia do momento e, sobretudo em retratos, as pessoas não saem tão favorecidas como antes (um flash frontal não é a maneira mais adequada de iluminar um retrato). Além disso, com um flash frontal, você iluminará o primeiro termo da fotografia, mas seu fundo ficará escuro e sombrio, algo que não é procurado em uma fotografia de Natal.

Uma solução prática é saltar o flash contra a parede ou o teto, de modo que a iluminação seja mais suave e natural. Para isso, você precisará ter um flash de mão ancorado à sapata da sua câmera, já que o flash integrado da câmera não pode ser orientado. Graças a isso, você conseguirá ganhar a luz que falta, sem alterar o ambiente natural do lugar.

9. Preencha o Enquadramento

Um dos principais problemas nas fotos de Natal e, em geral, nas fotos desses tipos de reuniões ou eventos, é querer tirar muita informação na foto. Normalmente abrimos muito o plano para abranger mais elementos e deixamos muito espaço vazio na foto.

Muitas vezes, menos é mais. Tente fechar mais os planos, preenchendo todo o enquadramento e removendo o espaço livre. Tente capturar detalhes da decoração de Natal, ou retratos muito próximos onde os olhos ou um grande sorriso são os verdadeiros protagonistas. Você ficará surpreso com os resultados!

10. Aproveite a fotografia Macro

Muito relacionado com o ponto anterior, encontramos este outro conselho. O Natal está cheio de pequenos detalhes interessantes: Uma bola de Natal, um boneco de Belém, pequenas lâmpadas coloridas… Que melhor maneira de capturá-los do que usando a fotografia macro. Se você tiver uma lente macro ou tiver lentes ou tubos de aproximação, tente capturar todos esses detalhes. Há também algumas câmeras compactas que possuem o modo macro, pesquise a sua!

Se, infelizmente, você não tem nenhum desses itens, não se preocupe! Tente se aproximar o máximo, até onde seu alvo tem seu limite de foco. Você não terá exatamente uma macro, mas também obterá fotos muito bonitas e originais.

Fonte: dzoom

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *