OITO ARMADILHAS DA FOTOGRAFIA DE RUA

imagem de dibakar

parece que obter boas fotos de rua é fundamentalmente uma questão de sorte. Devemos ter em mente que, estar no lugar certo e na hora certa geralmente não é suficiente. As melhores fotos são muitas vezes o resultado de um esforço constante, o que nos permite superar os desafios que esse gênero implica.

A fotografia de rua é bastante popular entre os fotógrafos e há muitas pessoas que praticam esse gênero. Afinal, sair na rua com uma câmera não é nada complicado ou caro. O problema é que, dada a enxurrada de fotos de rua, pode ser difícil encontrar seu próprio estilo e deixar sua marca. Em parte porque, quer saibam ou não, muitos fotógrafos enfrentam uma série de problemas típicos durante o caminho para a imagem que desejam. Vamos dar uma olhada nas coisas que devemos observar ao fazer fotos de rua.

Tentar colocar tudo em um tiro

Muitas coisas acontecem na rua ao mesmo tempo. As pessoas andam de um lado para o outro, param, falam, ganham vida em ambientes heterogêneos. Tentar capturar tudo em uma foto leva a uma imagem caótica e muito descritiva. Em fotos desse tipo, é difícil identificar qual era o interesse do fotógrafo. Em vez de imagens originais, podemos acabar preenchendo o cartão snapshot todos eles semelhante

É verdade que semeie podemos cortar nossas fotos mais tarde no Zoner Photo Studio e, assim, remover os impedimentos, no entanto, é melhor pensar antecipadamente o que exatamente queremos fotografar.

Se temos vergonha de fotografar na rua, então, simplesmente colocar a câmera na frente de nossos olhos, será definitivamente um sucesso. Mas não devemos ter medo de dar mais um passo e tentar simplificar toda a cena. Vamos nos concentrar em um objeto específico e omitir tudo o que não está relacionado a ele. Nossas fotos serão mais interessantes e fáceis de interpretar.

Também podemos simplificar uma foto usando as ferramentas de corte. O recorte quadrado que foi aplicado a esta imagem remove todos os elementos do edifício que se afastam do objeto principal. Desta forma, resta apenas o contraste dominante: a silhueta de um homem em frente à grande fachada circular do edifício.
Sony A7, FE 50 mm F1. 8, 1/200 s, f / 8, ISO 400, distância focal 50 mm

Atirar de longe

Uma coisa que às vezes torna as fotografias de rua muito descritivas e que contêm muitos estímulos é o afastamento do fotógrafo em relação ao objeto.

A famosa citação de Robert Capa “se suas imagens não são boas o suficiente, é que você não está perto o suficiente” é talvez um clichê repetido até a saciedade, mas ainda assim ainda tem sua parte de verdade. Especialmente quando nos concentramos em fotografar pessoas. As fotos tiradas de mais longe podem não ter o calor que o contato com o público traz, então elas parecerão impessoais.

Teremos que ser um pouco corajosos e sair da sua zona de conforto. Nossa recompensa será imagens com mais profundidade, que poderão atrair o público e incitá-lo a agir.

A visão direta da lente é o que torna esta foto tão atraente. Produz uma sensação de contato com a pessoa que você está olhando na foto.
Canon EOS 100D, EF-S 24 mm f / 2.8 STM, 1/80 s, f / 4, ISO 200, distância focal 24 mm

Tirar fotos apenas nos lugares movimentados

Mesmo que as ruas e praças movimentadas possam estar lotadas e cheias de eventos, isso não significa que os lugares mais tranquilos sejam chatos. A fotografia de rua não precisa se limitar a capturar eventos. Isso implicaria restringir-se a uma parte das histórias da rua.

Tente capturar a atmosfera dos cantos abandonados, das ruas em que o tempo pára. Muitas vezes, eles podem nos achar mais interessantes do que lugares ocupados. Podemos até deixar as pessoas fora das fotos, tentar transmitir uma história ou uma emoção sem que haja pessoas.

A fotografia de rua não precisa necessariamente ser tomada na rua propriamente dita. Você também pode vir de um café meio vazio, por exemplo.
Sony A7, Sony FE 35mm f/2.8 ZA, 1/80 s, f/3.2, ISO 100, distância focal 35 mm

Andar muito rápido

Às vezes, na rua, sinto que não há nada para fotografar e que não vejo nada de interessante em qualquer lugar. Normalmente, depois percebo que tenho andado muito rápido, fazendo poucas paradas e não olhando ao meu redor o suficiente.

Normalmente, todos nós caminhamos de um lugar para outro e com pressa para chegar ao nosso destino. Mas o objetivo de um fotógrafo de rua é cada passo e cada esquina. Portanto, vale a pena desacelerar e procurar cuidadosamente momentos e paisagens dignos de serem capturados. Quando caminhamos rápido, é muito fácil ignorá-los.

Fiquei neste lugar por vários minutos e tentei várias fotos, uma a uma. Em suma, eu tive que esperar para conseguir essa imagem.
Sony A7, FE 50 mm F1. 8, 1/200 s, f / 8, ISO 100, distância focal 35 mm

Indecisão

Mas ser rápido vale a pena quando o que queremos é decidir se devemos levantar a câmera para nos aproximar dos olhos ou não. Se tivermos a menor sensação de que vale a pena fotografar algo, não devemos hesitar, devemos pressionar o gatilho.

Muitas vezes nos sentimos retidos por medos desnecessários. Esta imagem valerá a pena? Não vou parecer estúpido aqui a tirar uma fotografia? Esta pessoa não vai ficar zangada comigo?

Nossa foto pode ser inútil, e alguém pode reagir desagradavelmente. No entanto, não há nada mais simples do que pedir desculpas educadamente e explicar qual era o nosso objetivo. Gradualmente, aprenderemos a lidar com esses tipos de situações e ganharemos mais confiança e preparação.

E é sempre melhor tirar uma foto e ter que apagá-la do que lamentar ter perdido a foto perfeita.

Atirar apenas ao nível dos olhos

Ao longo do tempo, as fotos tiradas diretamente no nível dos olhos podem ficar aborrecidas porque esse tipo de perspectiva é o mais comum. Se nos abaixarmos e testarmos outros ângulos, poderemos adquirir uma visão completamente diferente e interessante dos objetos que estamos fotografando.

Podemos tentar colocar nossa câmera no chão ou subir para um lugar alto e fotografar de cima. Desta forma, ofereceremos ao espectador uma visão que está escondida dos transeuntes comuns.

Às vezes é mais interessante olhar para baixo do que para a frente, desta forma, vamos nos concentrar em um tiro menor, mas com mais detalhes.
Sony A7, Sony FE 35mm f/2.8 ZA, 1/100 s, f/3.5, ISO 100, distância focal 35 mm

Esquecer o ambiente

Em geral, quanto mais tempo permanecemos em um determinado site, menos atraente será para nós. Nesse caso, não é de admirar que paremos de perceber até mesmo os elementos únicos do lugar.

A sensação de que há imagens melhores esperando por você em outro país, ou em alguma cidade grande longe de nossa casa é uma coisa lógica, realmente. Em lugares como esses, estamos mais atentos, somos fascinados por tudo e a fotografia é mais fácil.

Mas seria uma pena não tentar tirar o máximo proveito do nosso ambiente próximo também. Mesmo que a conheçamos como a palma da mão, podemos tirar fotos interessantes da nossa cidade natal também, basta tentar e observar com um pouco mais de cuidado. Embora possa ser um lugar chato para nós, não precisa ser assim para o nosso público.

Sucumbir aos clichês e imitar fotos famosas

É bom admirar os outros fotógrafos e tirar inspiração dos famosos. No entanto, repetir certos tópicos cria um clichê, e as imitações nunca serão tão interessantes quanto o que tentamos expressar.

Embora às vezes pareça que não há nada de novo para inventar na fotografia de rua e que os temas são sempre os mesmos, é sempre possível encontrar uma abordagem original. A fotografia de rua pode ser mais variada do que parece. E seria uma pena colocar limites baseados nos cânones do “autêntico”, muitas vezes repetidos até a saciedade.

Instagram, Facebook e Instagram, bem como ler livros sobre o assunto, não há problema em seguir as páginas, blogs ou grupos dedicados à fotografia de rua. Isso nos dará uma ideia mais completa sobre como abordar esse gênero. Além disso, aprenderemos a identificar os elementos que já estão muito manidos.

Nem sempre é necessário capturar uma pessoa de corpo inteiro. Uma cabeça escondida atrás de uma parede cria uma impressão de mistério. Ao mesmo tempo, isso evita que a foto seja excessivamente descritiva.
Sony A7, Sony FE 35mm f/2.8 ZA, 1/100 s, f/3.5, ISO 100, distância focal 35 mm

Não importa se acabamos de começar na fotografia de rua ou se estamos praticando h

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *