COMO CRIAR UM PORTFÓLIO DE FOTÓGRAFO

imagem de pixpa.com

O portfólio de fotografias é muitas vezes o primeiro ponto de contato para um cliente em potencial. Um bom portfólio define seu estilo, sua gama e suas habilidades, é toda a sua marca em exibição.

Aqui deixamos dez dicas sobre a construção de seu próprio portfólio de fotografia

01. Criar uma página da web

Você pode facilmente criar um portfólio on-line de aparência profissional com sites como Squarespace, Wix, Pixpa, Format ou PhotoShelter, que oferecem uma variedade de serviços, desde hospedagem de imagens até Licenciamento ou venda de impressões; todos os quais estão disponíveis em um plano mensal. Mesmo no Panorist você pode fazer upload de suas fotos e vendê-las, sem qualquer custo.

02. Não se esqueça das fotos reveladas

A idéia de imprimir suas fotos e carregá-las parece quase pitoresca porque fazemos a maioria de nossas transações on-line hoje, mas nunca é demais ter uma cópia impressora fotográfica, especialmente para aqueles momentos em que você tem uma reunião cara a cara com um cliente em potencial. Em qualquer caso, ver suas fotos em gloriosos detalhes analógicos também ajudará um diretor criativo a imaginar como seu trabalho final aparecerá quando for publicado.

03. Crie uma base de clientes

Se você está começando a construir o seu portfólio, descobrir os preços de seus concorrentes e cobrar um preço mais baixo, a fim de atrair os clientes iniciais. Você também pode pedir a seus amigos para posar para você, ou abordar os proprietários de startups para permitir que você atirar seus produtos em troca de fotos.

Fotógrafos veteranos sempre aconselham os mais novos da profissão, a nunca aceitar empregos não remunerados porque desvaloriza seu trabalho, bem como a indústria c

04. Escolha um tema

Você pode fazer fotos em casamentos ou editoriais de moda, mesmo em eventos corporativos, por outro lado, mas para um cliente em potencial ou editor, um portfólio muito amplo pode parecer desorganizado e desfocado. Escolha uma especialidade, ou duas, que você é apaixonado, considerando como você gostaria de ser definido como fotógrafo. Em seu portfólio, classifique-os em seções separadas para manter as coisas organizadas.

Imagem de Daniele Overa

05. Determine seu estilo e seja consistente

O estilo pode ser qualquer coisa, desde a maneira como você ilumina seus temas até a maneira como você processa suas fotos. Idealmente, você deve revelar algo sobre sua personalidade e destacar o que torna seu trabalho diferente de outros fotógrafos.

Embora possa levar meses (ou mesmo anos) de filmagem para descobrir qual é o seu estilo. É importante desenvolver seu próprio estilo artístico, para que seu portfólio não seja apenas uma mistura de técnicas experimentais e estéticas emprestadas. Uma forte identidade visual também mostrará aos clientes se o seu trabalho é o que eles estão procurando.

06. Editar e procurar sempre opiniões externas

Decidir quais são suas melhores imagens e as mais importantes, destina-se a ser um processo difícil. Algumas fotos que você ama podem ser tecnicamente fracas. Não as incluas. Pode ser doloroso para você, mas ao cortar fotos, você precisa fazê-lo com um olho crítico.

O conselho de especialistas também será de grande ajuda: peça a um fotógrafo profissional, editor de fotos ou mentor para revisar suas seleções. Se essas pessoas não estão disponíveis, obter a opinião de alguém de confiança que cai em seu mercado-alvo.

07. Mostrar o trabalho

Você quer provar que você cobriu conflitos no Afeganistão, ou capturou close-ups extremos de Justin Bieber da primeira fila de seu concerto, ou um urso polar indescritível no Ártico. Isso é bom, mas se as fotos não estão à altura, então você está apenas fazendo um desserviço. Uma foto ruim de um tema fascinante, celebridade ou lugar ainda é uma foto ruim, e vai tirar a experiência de suas fotos comuns, mas grandes. Seja crítico sobre o que faz.

08. Escolha imagens que falem por si mesmas

Da mesma forma, não fique com as fotos em que você trabalhou muito, mas simplesmente não correu bem. Você pode ter pendurado em um helicóptero, ido 100 pés debaixo d’água ou arriscado o congelamento, mas ter que explicar os comprimentos que você atravessou para obter essa foto não fará uma foto melhor.

09. Sequencie as fotos para que elas tenham sentido sentido

Depois de reduzir as fotos para as melhores, é hora de organizá-las. Pode ser útil ter pequenas impressões de suas fotos, para que você possa reorganizá-las fisicamente em uma superfície plana.

Você pode tomar várias abordagens para o sequência de fotos. Por exemplo, você pode organizá-los por Humor, cor, composição e movimento, ou uma combinação de ambos. Mude as coisas até que suas fotos fluam sem problemas.

Em última análise, a idéia é deixar uma narrativa emergir da primeira imagem para a última. Os espectadores, como eles percorrer as fotos no site (ou folhear as páginas de um livro), deve sentir uma experiência emocional e deixar o seu trabalho se sentindo comovido para contratá-lo! Se você estiver familiarizado com a teoria do cinema, saberá o quão poderosa a montagem pode ser.

10. Fazer uma grande primeira e última impressão

A primeira imagem que alguém olha em seu portfólio, deve ser uma das mais fortes. Você deve representar quem você é como fotógrafo, mas ser enigmático o suficiente para atrair o espectador e fazê-los querer continuar procurando.

A foto final tem que ter um impacto também: você precisa marcar o final da viagem, mas deixar uma lembrança duradoura.

Você pode estar usando o site mais habilidoso ou o papel fotográfico mais premium, mas um portfólio, é realmente tão bom quanto suas fotografias. À medida que cresce em sua profissão e aumenta a base de clientes, seu portfólio deve refletir isso também. Continue atualizando seu site ou reimprimir sua coleção conforme necessário, lembrando as regras essenciais de edição e sequenciamento para tirar o máximo proveito de suas imagens.

Fonte: canva

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *