ENTREVISTA COM JORIS HERMANS

Imagem de Joris Hermans

Em Panorist University queremos te aproximar da fotografia profissional, por isso vamos fazer uma série de entrevistas com alguns dos fotógrafos de rua mais conhecidos mundialmente.

Entrevista com Joris Hermans

Em nossa primeira entrevista, vamos entrevistar Joris Hermans fotógrafo e youtuber.

Como você decidiu se tornar fotógrafo?

Uma história muito estranha. De fato, estudei primeiro TI e terminei o curso, mas no meu último ano, eu me dei conta de que não era o que eu queria fazer. Então, depois de minha formatura, eu comecei a procurar algo mais e um amigo meu tinha acabado de terminar de estudar fotografia na época. Me pareceu fascinante e decidi dar uma oportunidade. Agora, você deve saber que eu nunca tinha tocado uma câmera antes de minha primeira aula, mas eu amei desde o primeiro dia

Tem formação como fotógrafo?

Me formei na faculdade de fotografia em Antuérpia, em 2009. Na época, só havia uma universidade, na Bélgica, onde não tinha que completar um exame de admissão ou um exame de fotografia, então lá foi onde me inscrevi. No meu último ano, eu adicionei a videografia ao meu plano de estudos e fiz um estágio em um estúdio de televisão.

Prefere tirar fotos de rua em sua cidade ou enquanto viaja?

Vivo em uma pequena cidade a 30 minutos de Antuérpia. Quando estava estudando e morando lá, saía a fazer muita fotografia de rua, mas onde vivo agora, não é ideal para fotografia de rua, um pouco monótono demais para o meu gosto. É por isso que agora eu prefiro combinar viagens e fotografia de rua. Realmente gosto disso, adicionando uma camada extra de novas culturas, arquitetura estrangeira e rostos interessantes. Em muitos países, nas ruas é onde tudo acontece.

Durante os últimos dois anos, eu estive viajando em período integral e como sempre viajo com um orçamento limitado, caminho muito, por isso que a fotografia de rua é sempre importante quando viajo.

Sobre a fotografia de rua, o que uma pessoa iniciando precisa saber?

Não muito. Você pode tirar fotos de rua com quase qualquer câmera e há muitos estilos de fotografia de rua. É uma questão de sair e começar a fotografar e encontrar o que lhe interessa nas ruas.

O que você procura, quando você vai fazer fotografia de rua?

Estou sempre procurando por pessoas. Rostos interessantes, roupas, interações… realmente não importa. Além disso, eu também gosto de buscar recursos fílmicos ou cinematográficos. O tipo correto de luz e atmosfera. Muitas vezes, quando eu gosto de um fundo ou um local, parece que poderia ser uma cena de filme. Tem que haver algo de intrigante a respeito, visualmente interessante. Uma localização desolada, arquitetura impressionante, linda luz…

O que é o mais desafiador da fotografia de rua?

Para mim, a primeira hora é sempre difícil. Eu preciso de algum tempo para entrar na minha “zona” e encontrar a minha confiança. Uma vez que tenha passado essa primeira hora, tudo fica divertido.

Alguma vez você já recebeu reclamações por causa de uma foto de fotografia de rua?

Houve apenas uma vez, que me lembro. Em Las Vegas, há dois anos, vi uma interação interessante entre um dessas pessoas fantasiadas de Storm Trooper de Star Wars e um “cliente”. Eles “patrulham” as ruas em Las Vegas e a gente pode tirar uma selfie com eles… por dinheiro… algo que eu não sabia naquele momento.

Eu os fotografei, mostrei a minha câmera e eu perguntei se ela estava bem. Eles disseram: “Sim” . Peguei a foto e fui embora. O Storm Trooper, de repente, veio atrás de mim e me disse que eu lhe devia $20 dólares por essa foto. Antes que eu pudesse dizer nada, começou a me insultar e coisas desse tipo. Normalmente, se eu tiro uma foto de alguém e eles não gostaram, eu fico mais do que feliz de apagar a foto. Mas o Trooper era um idiota, então eu me virei e fui embora.

O que faz um bom dia de fotografia para você?

Só uma boa foto faz um bom dia de sessão de fotos, mas às vezes nem uma foto é preciso. Uma grande história ou conversa com alguém pode compensar uma foto medíocre. Eu adoro combinar palavras escritas com fotos, especialmente retratos.

Qual o tipo de software de edição você gosta de usar para suas fotos completas e que você gosta dele?

Uso o Photoshop com o plugin Camera RAW. Eu gosto dele porque eu estou acostumado. É o que usamos na universidade de fotografia e eu gosto que você possa usá-lo para um próximo nível no Photoshop, em projetos específicos.

Em que tipo de imagens de rua você acha que a edição é mais importante?

Acho que a edição é importante para toda a fotografia. É como um pintor usando uma técnica ou tinta específica. É parte de seu estilo e a sua narração. Muitas vezes, quando começo um projeto, já tenho um olhar específico na minha cabeça. Toques de cor, contraste, estado de espírito, uma atmosfera. A luz, a composição e o tema são importantes, mas a edição de fotos é igualmente importante. É a cereja no topo do bolo.


Você pode saber mais sobre Joris no seu site: jorishermans.com . Joris também tem um canal do Youtube onde você pode aprender mais sobre ele e sobre fotografia. Confira o vídeo abaixo:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *