COMO TIRAR FOTOS COM MOVIMENTO

Conheça os passos básicos para tirar fotos congeladas e parcialmente movidas, e os fundamentos do zooming e da varredura.

Uma das opções mais úteis oferecidas pelas configurações manuais da sua câmera é a possibilidade de escolher se deseja que sua imagem apareça em movimento ou congelada. Talvez você queira tirar uma foto de uma casa e que as pessoas que se vêem andando pela frente se vejam movidas, ou pelo contrário, que seu sujeito esteja congelado enquanto os carros que passam por trás se movem. Ou você pode querer experimentar efeitos mais criativos. Veja como começar.

Nesta nota, contamos-lhe tudo o básico sobre as definições manuais da sua câmara.

Neste caso, o que você está interessado em controlar é a velocidade do obturador, para que você possa selecionar o modo de prioridade de velocidade da sua câmera se você não quiser ter que controlar todas as variáveis no modo manual.

Vamos rever alguns conceitos básicos.

A velocidade do obturador refere-se ao tempo em que o obturador da sua câmera permanece aberto. Durante todo o tempo que o obturador permanece aberto, a câmera registra tudo o que acontece na frente da lente.

A velocidade do obturador é medida em segundos ou frações de segundo, como 1″ (um segundo) ou ¼ (um quarto de segundo), embora por conveniência você veja às vezes que na câmera 1/15, 1/30 ou 1/125 é expressa simplesmente como 15, 30 ou 125.

Olha esta escala:

1s – 1/2 s – 1/4 s – 1/8 s – 1/15 s – 1/30 s – 1/60 s – 1/125 s – 1/250 s – 1/500 s – 1/1000 s

Estas são as etapas básicas, mas você verá que há também etapas intermediárias e mais etapas acima e abaixo dessa escala.Estas são as etapas básicas, mas você verá que há também etapas intermediárias e mais etapas acima e abaixo dessa escala.

Então, se você está fotografando algo em movimento e quer congelar a imagem, você terá que escolher velocidades rápidas do obturador, como 1/1000. Se, pelo contrário, você quiser um efeito “movido”, você terá que apostar em velocidades lentas.

Normalmente, para conseguir uma fotografia sem movimento, você não deve descer de 1/60, embora isso dependa de quão imóvel seu assunto esteja e até do seu próprio pulso. Claro, se você estiver em ambientes muito escuros, você pode ter que se sacrificar para que sua fotografia saia ligeiramente movida em troca de ter luminosidade suficiente.

Como eu ‘congelo’ uma imagem?

Se você quiser capturar o momento exato de um atleta pulando no ar ou os detalhes de uma gota de água, você terá que apostar em alta velocidade. Uma velocidade alta deixará passar menos luz. Se você precisar compensar, a abertura do diafragma e o ISO terão que ser maiores.

Esta foto, por exemplo, foi tirada a uma velocidade muito rápida, 1/3200. Os detalhes das gotas aparecem congelados, apesar do fato de que a água está em movimento.

Como faço para obter uma parte da imagem em movimento e o resto não?

Para obter uma parte da imagem em movimento, você terá que escolher uma velocidade baixa do obturador. Quanto menor for, mais movida será a imagem.

Neste exemplo, você pode ver o corredor completamente movido, enquanto o fundo parece nítido. Esta imagem foi tirada em 1/25.

A câmera capturará qualquer movimento da imagem, portanto, se você quiser que algo apareça congelado, a resposta é simples: não se mova. Isso não significa apenas que o sujeito não se mova, mas também que você não se mova, então talvez você esteja interessado em usar um tripé para obter os melhores resultados. Se você precisar de uma velocidade muito baixa, por exemplo, de vários segundos, você também deve usar o disparo remoto ou o temporizador. Assim você evitará até a pequena vibração que você mesmo produz ao apertar o botão.

Neste exemplo, as duas pessoas sentadas parecem quase completamente nítidas enquanto o fundo é movido. Ele foi levado a uma velocidade bastante lenta, 1/10, então, apesar de estar parado, nos rostos você ainda pode perceber algum movimento. A parte escura na parte inferior da imagem é uma mesa que usei como tripé.

“Panning” o Barrio

Mas e se o sujeito estiver em movimento? Como faço para congelar enquanto mantém o fundo movido?

Às vezes você já viu fotografias em que um objeto que está claramente em movimento (como um carro) parece praticamente congelado enquanto o fundo é movido. Simplesmente usar uma baixa velocidade do obturador resultaria em uma imagem com o veículo em movimento.

Para conseguir que o carro deste exemplo pareça congelado sem ter que desistir do fundo movido, você terá que recorrer à técnica conhecida como “panning” ou Varredura.

Para isso, você terá que mover a câmera ao mesmo tempo que seu assunto. Ou seja, atire e mova a câmera na mesma direção em que o objeto fotografado se desloca. Por exemplo, se você quiser fotografar um ciclista em movimento que vai passar pela frente da sua direita para a esquerda, atire quando ele se aproximar da direita e mova sua câmera para a esquerda na mesma velocidade que ele.

Isso não é simples e você precisará de prática antes de obter bons resultados. Para começar, é mais simples se o assunto se move em uma trajetória previsível, como um carro, um ciclista ou um piloto em uma estrada, embora você possa realmente fazê-lo com qualquer objeto em movimento. A velocidade do obturador necessária é bastante lenta, mas dependerá da velocidade com que seu assunto está se movendo e de como você deseja que o plano de fundo apareça. Você pode começar atirando em 1/60 e ajustar a partir daí.

Aqui está um bom exemplo. A velocidade utilizada é 1/15.

Zooming

Para terminar, Por que não tentar usar a velocidade para alcançar efeitos divertidos? O zooming é uma técnica com a qual você alcançará uma imagem “radial”, com linhas direcionadas ao centro da sua imagem.

Para obtê-lo você precisa de uma lente zoom. A idéia é mover o zoom para alterar a distância focal enquanto você tira a foto. A velocidade terá que ser lenta para capturar o movimento do zoom, então você deve estar em um lugar relativamente escuro, ou a fotografia sairá superexposta.

Esta imagem foi tirada a uma velocidade muito lenta, ¼.

O uso de um tripé lhe dará melhores resultados, já que o único movimento registrado será o do zoom, e não a vibração da câmera em suas mãos. Em geral, a imagem será mais interessante se você passar de um foco curto para um longo, mas experimentar para comparar as diferenças. E, novamente, não desanime se, no começo, você não conseguir o que está procurando. É tudo uma questão de prática!

Fonte: cnet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *