8 DICAS PARA FAZER FOTOS DE PRODUTOS PROFISSIONAIS

A fotografia de produto é um dos pilares fundamentais de qualquer comércio eletrônico. Parte do sucesso do negócio está em mostrar com a máxima qualidade e beleza o produto à venda.

Quando o cliente não tem acesso ao produto físico, a fotografia é o produto. A ficha técnica e a descrição trazem valor, mas o interesse e a paixão começam com uma boa fotografia, portanto: “melhores fotografias, melhores vendas»

Uma boa fotografia faz com que o cliente se imagine com o produto e produz a emoção de possuí-lo.

A fotografia do produto deve ser fiel ao item, CaSO contrário, pode levar a problemas e representar o retorno, perdendo a venda e pior, para o cliente.

Além disso, a fotografia do produto deve comunicar perfeitamente o que é vendido com a máxima fidelidade, qualidade e beleza.

Neste artigo você encontrará as estratégias necessárias para fazer suas próprias fotos de produto para loja online de uma maneira fácil e prática. Começamos

8 dicas para fazer fotografias de Produto profissionais para sua loja online trazendo valor

#1 Inspire-se

“Para fazer fotografias memoráveis que mostrem seu produto e sua história, você deve crescer, ler livros, revistas, catálogos, visitar exposições e mergulhar na cultura fotográfica atual. A cultura visual faz parte de nós, e esta se transmite em seu olhar, em sua forma de ver a vida, de ver seus produtos e de compor suas fotografias.

Não significa que tendo maior cultura visual suas fotografias vão ser melhores, mas, se acontecer que, sem cultura visual é muito difícil que se realizem boas fotografias.

Ver imagens de grades fotógrafos, visitar exposições ou consultar catálogos fotográficos vai aumentar a sua cultura visual, o olhar treinado compõe de forma intuitiva e natural.»

Amparo Muñoz Morellà

#2 Faça um guia de estilo fotográfico para sua loja online

Um guia de estilo é um documento onde você especifica como deseja que as imagens sejam para sua loja online. Será a referência para a qual direcionar todas as etapas do processo fotográfico. O objetivo é manter uma aparência limpa e arrumada que crie confiança e transmita profissionalismo.

O Guia de estilo fotográfico deve incluir pelo menos estes três Dados: Formato da imagem, tipo de fundo, posição do produto e características da sombra.

Formato da imagem:

guia-estilo-foto-productos-ecommerce

Tipo de fondo:

tipo-de-fondo-imagen-producto

Posição do produto e características da sombra:

sombra-dura-fotografia-productos-online
sombra-suave-fotografia-productos-online

Como regra geral, seleciona formato quadrado por sua maior adaptabilidade, fundo branco para poder utilizar as imagens em marketplaces como Amazon e sombras suaves que não restem protagonismo. No entanto, procure inspiração nas lojas referentes do seu setor e analise qual guia de estilo se adapta melhor ao seu produto.

#3 Crie um fundo contínuo

A maneira mais comum de criar um plano de fundo é através do chamado fundo contínuo de cor branca.

Você pode obter um fundo que fique curvo com uma mesa QUALQUER e um cartão branco, também pode servir um tecido ou qualquer outro material que possa ser dobrado. Eu pessoalmente gosto de papelão para fundos foscos e toalha de mesa de plástico branco para fundos brilhantes ou maiores.

Coloque a mesa ao lado de uma janela, cole o cartão curvo em uma parede ou qualquer objeto e você já tem o fundo para o seu primeiro estúdio de Fotografia por menos de um euro.

hacer-fondo-blanco-foto-producto

Você gostaria de fazer parte de uma comunidade com dezenas de colegas que já estão aprendendo a montar lojas online profissionais em tempo recorde e otimizadas para venda?

Uma comunidade de pessoas que entende seu idioma. Que quando você fala sobre plugins ou SEO On-page, eles não pensam que você está jogando videogames o dia todo.

#4 Use a iluminação certa para o seu produto

A importância da iluminação é tal na fotografia de produto que se você sabe como funciona a luz, o mais provável é que, com os meios que você já tem pode obter um resultado de qualidade. Na maioria das vezes você terá o suficiente com a luz do sol e alguns materiais de papelaria como cartões para refletir ou desfocar.

truco-iluminacion-foto-producto

Aprenda tudo o que é necessário sobre a luz na fotografia do produto neste artigo.

#5 Mostra apenas o produto à venda

É hora de colocar seu produto no fundo, ele deve aparecer sozinho, pois, caso contrário, e mesmo que você o indique nas especificações, o cliente pode pensar que compra tudo o que vê na imagem.

Por exemplo, na foto a seguir, um pote de geléia é vendido ou é um lote?

Efetivamente, é um lote, se fosse apenas um pote deve aparecer sozinho, aproveite para limpar e consertar pequenas imperfeições para parecer com sua melhor estética.

#6 Defina sua câmera como manual

O tipo de iluminação contínua vista na dica nº4, permite que você use qualquer câmera fotográfica ou dispositivo móvel. Você obterá os melhores resultados usando uma câmera que permita a configuração manual das funções. Ter o controle manual dos parâmetros permite que você faça correções entre a tomada e a tomada, evitando as decisões automáticas da câmera.

Se você quiser usar seu celular no modo manual, você pode encontrar diferentes APP’s que permitem essa funcionalidade, qualquer um deles compatível com seu dispositivo irá atendê-lo.

Pré-Configura estas definições:

  • Balanço de branco. Para ajustar a cor da luz. Especialmente se você estiver indo para fazer fotos de produtos para catálogo.
  • Diafragma. Para ajustar a área focada e nitidez.
  • Valor ISO ao mínimo possível. Para não perder qualidade, sem motivo.

Finalmente varia a velocidade para Controlar o tempo de exposição da fotografia, para mais tempo mais luz.

Aproveite as linhas de Guia da tela para colocar seus produtos no lugar certo.

lineas-guia-camara-fotos

Por fim, cubra o visor para evitar a entrada de luz que contamine as fotografias dos seus produtos.

eliminar-ruido-imagen-producto-foto

#7 Edite suas fotos

A edição pode transformar uma boa fotografia em melhor, mas você não pode inventá-la, então a prioridade é obter boas imagens a partir do momento da filmagem e não confiar que uma edição posterior resolverá qualquer problema.

Com a sua ferramenta de design preferida, aumenta o brilho da luz no fundo e ajusta o contraste, na maioria das vezes não é necessário cortar um produto para obter uma fotografia com fundo branco.

Antes e depois de editar uma foto no Adobe Lightroom. Se você está realmente sério com o seu ecommerce eu recomendo investir nesta ferramenta.

mejorar-fotos-productos-con-edito-imagen

#8 Prepare suas imagens para a Amazon

Para que suas imagens possam ser usadas na Amazon, eBay e outras plataformas de venda de produtos devem ter determinadas características, se você as levar em conta para o seu ecommerce só terá que fazer o trabalho uma vez e a mesma fotografia de produto servirá para várias plataformas.

  • O produto deve ocupar 85% da fotografia.
  • Fundo, branco puro
  • Sem bordas
  • Sem texto
  • Sem logos
  • Sem marca d’água
  • Sem manequim

Outras plataformas permitem fundos coloridos, mas se você vai colocar seus produtos à venda em vários sites, por rapidez e eficácia é aconselhável tê-los todos brancos.

Agora tire sua câmera e faça as melhores fotos, aquelas que farão seu negócio e você crescer como nunca.

Fonte: woodemia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *