DICAS PARA FAZER FOTOS NA PRIMAVERA

Imagem de Alejandro

Finalmente, finalmente, a primavera já está calçada. Embora pouco notamos, porque com o que está caindo (e o frio que faz) parece que o inverno pegou o gosto e decidiu ficar mais um pouco. De qualquer forma, já estou ansioso para fazer fotos na primavera, já que, como o outono, é uma das minhas estações favoritas por causa de sua cor. Então, amigos e namoradas não há desculpas que valham. Vamos pegar a câmera, a mochila, os filtros e sair para tirar fotos agora.

Como fazer fotos na primavera

Dá destaque à cor

Uma primavera sem cor, não é primavera, então vamos começar por aí. Para fazer uma boa foto é importante que tenhamos muito claro o que queremos transmitir com ela. A primavera em geral nos traz alguma alegria depois de ter passado vários meses passando frio no inverno escuro. Tem em conta isso. Tente transmitir essa alegria com um toque de cor, com os primeiros raios de sol que iluminam nossas paisagens cada vez mais quentes e luminosas.

Cuide da composição

Não tire fotos por que sim, e a primeira coisa que chamar sua atenção. Tente procurar algum elemento bonito e simplifique o enquadramento para dar-lhe o máximo protagonismo. Intercale as fotos de detalhes com fotos mais angulares para criar uma reportagem fotográfica variada.

Aproveite os dias nublados para fotografar pequenos detalhes

Não é a primeira vez que digo que tirar fotos em dias nublados tem muitas vantagens. Uma das mais práticas é que podemos fotografar flores, insetos e detalhes da primavera com uma luz muito mais uniforme e sem sombras feias.

A melhor época para tirar fotos na primavera é ao amanhecer e ao entardecer

Na verdade, também é em qualquer outra época do ano, mas na primavera com mais razão do que nunca. Imagine, as cores de pradarias cheias de flores combinadas com um céu laranja ao amanhecer ou ao anoitecer. Não só por isso, nas primeiras e últimas horas do dia é quando a luz é mais suave, ideal para fotografar detalhes como vou te contar mais tarde.

Protege a câmara e protege te também

Há muito tempo que te falei da importância de proteger a câmara fotográfica. Há uns plásticos muito econômicos que a cobrem e a protegem da chuva que vêm estupendamente, mas não te esqueças de levar uma boa capa de chuva para ti também. Para que um belo dia de fotografia de primavera não tenha que acabar na cama com um catarro de quinze. Ele usa roupas confortáveis, impermeáveis e boas botas.

Que fotos fazer na primavera

A vantagem da primavera é que ela é tão fotogênica que há lugares onde parece que as fotos pulam em você. Mas também não nos enganemos. Os fotógrafos têm raias boas e raias ruins, tendo mais ou menos inspiração dependendo do dia. Se você está sem inspiração, aqui estão algumas idéias para tirar fotos na primavera.

Flores

Parece óbvio, mas o tema das flores é um mundo inteiro. Por um lado, porque cada espécie de flor sai em datas diferentes e, por outro, porque não é tão fácil quanto parece fotografá-las. O fato de haver um pouco de vento já pode deixá-lo louco ao enquadrar e focar. Procure as flores mais bonitas de todo o jardim e fotografe-a do seu melhor perfil e com um ponto de vista no qual o fundo não lhe tire protagonismo. Truque: há fotógrafos que colocam cartões verdes de fundo, montando algo como um pequeno estúdio em miniatura.

Paisagens

Vale a pena investir tempo na busca de paisagens onde você pode colocar em um mesmo quadro flores coloridas e os primeiros brotos das árvores. Nos primeiros dias, as folhas das árvores são de cor verde quase fluorescente. Então preste atenção a esses momentos porque é assim que você terá mais oportunidades de fazer uma foto espetacular da primavera.

Praias

Maio é possivelmente um dos melhores meses para tirar fotos de paisagens marinhas por vários motivos. Por um lado, as marés são mais baixas do que no inverno, ainda não há tantos turistas normalmente e o melhor de tudo, as rochas são cobertas com algas verdes fluorescentes (como as folhas das árvores!). Procure por essas praias com pedras verdes e fotografe-as ao amanhecer ou ao anoitecer. O resultado será uma foto colorida.

Chuva

Não podemos ignorá-la porque, como bem sabes, a chuva na primavera está na ordem do dia. Muitos fotógrafos têm preguiça de sair para fazer fotos com mau tempo (eu incluo), mas eu recomendo que você se force a sair porque é nos dias chuvosos que você consegue fazer as fotos mais surpreendentes. Digo-Te por experiência própria.

Equipamento fotográfico recomendado para fazer fotos na primavera

Câmara fotográfica

Pode ser uma DSLR ou a do telefone móvel. É verdade que, se você sabe como lidar bem com uma câmera SLR, você terá um leque mais amplo de possibilidades do que com a câmera do celular, mas também não subestime esses pequenos aparelhos. Há fotógrafos que podem fazer maravilhas.

Objectivos

Angulares para fotografar paisagens e um 50mm f/1.8 para detalhes. Este último é o meu preferido. A qualidade que tem é brutal, não pesa nem ocupa nada e o melhor de tudo é que é possivelmente o objetivo mais barato que existe no mercado. Se você gosta de fazer fotos com o fundo desfocado ou com o efeito Bokeh, você tem que ter sim ou sim. De qualquer forma, mesmo que não seja um 50mm tente usar alvos que sejam o mais luminosos possível.

Filtros

Em outras épocas do ano talvez não, mas na primavera eu tenho o hábito de carregar na mochila todos os filtros que eu tenho: o polarizador para melhorar a cor e remover reflexos do mar e riachos, o filtro ND 64x para brincar com a exposição lenta e fazer petiscos mais criativos e os filtros gradientes para o nascer e pôr do sol.

Tripé

Ele é um dos culpados dos meus problemas nas costas, mas se eu quiser fazer fotos de paisagem, não posso ir sem ele. Leve um que seja estável, ou seja, não leve o mais leve que houver, especialmente se você estiver tirando fotos na praia e lugares onde há vento.

Mochila

Impermeável, claro. Não só quando você vai fazer fotos com chuva, pois nesta estação a meteorologia pode mudar em questão de minutos e é necessário que tenhamos os recursos necessários para que nosso equipamento fotográfico não se molhe. A sério, as câmaras fotográficas, se ficarem muito molhadas, estragam-se. E não te digo nada se te molhar com água do mar. Meu Canon 40D de 8 meses foi assim que ele me disse adeus.

Fonte: elmundoatravesdeunvisor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *