A FOTOGRAFIA ARTÍSTICA

Imagem de Reb Baldomero

Para muitos fotógrafos, a fotografia é considerada uma arte, embora nem todas as fotos sejam artísticas ou criativas.

A artística é um tipo de fotografia que não é fácil de definir. Sem entrar nos conceitos de arte, uma fotografia é considerada artística quando o autor cria seu trabalho para transmitir um sentimento ou um sentimento. Neste caso, é muito verdadeira a frase “a intenção é o que conta”. Mas também o resultado.

O propósito da fotografia artística vai além da mera representação da realidade. Ele nem precisa ser bonito, mas provoca reações.

Uma foto pode ser uma obra de arte?

Quase desde o início, com poucas exceções, a fotografia tem sido considerada mais uma arte, que usa como ferramenta principal uma câmera fotográfica e, nos últimos tempos, um programa de edição. As fotos artísticas não são tiradas, mas criadas, e dependem das habilidades artísticas e da criatividade da fotógrafa ou fotógrafo, e de seu modo de plasmá-la em uma imagem.

Neste tipo de imagens, a intencionalidade do fotógrafo profissional assume vital importância. Seu humor, seus sentimentos, seus desejos, seus pensamentos e suas intenções se tornam protagonistas da imagem muito além da representação física que fica plasmada na foto.

Uma foto artística não sai por acaso. É preciso um certo domínio da técnica fotográfica, capacidade de observação, refletir sobre o conceito que se quer transmitir… e esse “não sei o que” para fazer algo especial. E sorte, porque nem sempre sai. E capacidade de reação, porque, às vezes, o resultado final é diferente do projetado. Mas um artista sabe estar lá e adaptar-se.

Dentro das correntes artísticas, a fotografia Conceitual merece uma menção separada. Este é um estilo que pretende transmitir à mente do espectador um conceito ou ideia através de uma imagem. É um tipo de fotografia altamente artística que requer intenção e planejamento. A diferença ou matíz é que o importante é a mensagem e que se capte de forma imediata.

O resto da fotografia, que não é considerada artística, captura os aspectos puramente físicos de algo, sem a intencionalidade do fotógrafo de transformar nosso humor ou Humor. No entanto, existem também fotografias que não são genuinamente inventadas pelo fotógrafo, mas surgem diante dele, que transmitem sensações e nos emocionam.

A fotografia criativa demonstra que a maioria das imagens pode ser categorizada de várias maneiras, especialmente no que diz respeito à fotografia artística. A subjetividade é a principal característica deste tipo de fotos. Não basta que sejam fotos chulas; devem transmitir sensações ou emoções.

Portanto, esse tipo de expressão artística fala mais de seu autor do que do objeto ou assunto retratado. O escritor americano John Steinbeck dizia que “a fotografia poderia ser uma extensão da mente e do coração, e seria tão boa quanto o homem que a fizesse”.

Apesar dessas individualidades da Fotografia artística, ele também tenta combinar a expressão de aspectos pessoais do fotógrafo com questões universais para se aproximar da maior parte do público.

Uma corrente artística pouco conhecida é a fotografia Pinhole, baseada em uma técnica que mal utiliza equipamento fotográfico. Uma câmera pinhole é uma caixa ou lata com um pequeno buraco chamado estenopo. No lado oposto há uma folha ou filme que deve ser colocado no quarto escuro. Produz, se houver sorte, fotos desfocadas, desfocadas e únicas. É considerado fotografia criativa.

Fonte: fotonostra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *