UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ENQUADRAMENTO EM FOTOGRAFIA

Imagem de Brian Catota

Neste artigo, vamos explicar os diferentes tipos de técnicas de enquadramento, que você pode usar em suas imagens. Em alguns artigos anteriores, explicamos como configurar sua câmera para tirar ótimas fotos:

GUIA SOBRE O USO DA LUZ NA FOTOGRAFIA

38 DICAS DE FOTOGRAFIA PARA USAR EM SUA FOTOGRAFIA DE RUA E FOTOJORNALISMO

Mas o fotógrafo também precisa saber para onde apontar a lente da câmera. Vamos conversar sobre os princípios da composição na fotografia e aprender como capturar o olho do seu espectador para o seu tema principal da foto ou qualquer ponto focal que você queira que eles olhem.

Simplificação

A maneira mais fácil de ter uma composição clara e forte é manter as coisas simples. Mantenha-se focado em um único alvo usando uma profundidade de campo estreita ou removendo elementos de distração que podem roubar o foco do seu tema principal. Quanto antes um espectador determinar o foco da imagem, mais tempo ele gastará em apreciá-la e decifrar a mensagem por trás dela.

Imagem de Pedro

Preencha o quadro

Para esta técnica, dê um zoom em seu objeto para fortalecer sua composição. Isso permite que o foco recaia sobre o assunto, como a expressão facial de uma pessoa ou os seus detalhes, que podem não ser facilmente visíveis a olho nu. Como um bônus adicional, ele irá ajudá-lo a se livrar dos elementos de distração no fundo e pode até dar-lhe padrões abstratos interessantes.

O “recorte” durante a pós-produção também funciona para que a foto pareça um close-up, mas você corre o risco de reduzir significativamente a resolução da sua imagem.

Imagem de Jose Mundondela

Regra dos três

Se você participou de pelo menos uma aula de fotografia, provavelmente aprendeu sobre a regra dos terços. Esta técnica de composição básica baseia-se na ideia de que colocar seus assuntos fora do centro produz uma composição mais forte e mais natural e permite que você faça uso criativo do espaço negativo.

Seguir a regra dos terços também serve como a oportunidade perfeita (ou desculpa) para fotografar seus assuntos de diferentes ângulos, o que, em última análise, permite capturar imagens mais exclusivas.

Imagem de Nissan

Moldura

Esta técnica de composição envolve o uso ou a adição de elementos parecidos a uma moldura para enfatizar e direcionar o olho do espectador em direção ao seu tema ou apenas para adicionar interesse à sua imagem. Pode ser qualquer coisa parecida com quadros naturais, como formações rochosas ou artificiais, como janelas e túneis. Contanto que você ajude a se concentrar no tópico pretendido, poderá ser criada uma imagem esteticamente mais agradável.

Imagem de Vivid Radyan

Cor e contraste

Outra técnica é usar a cor para criar fotos impressionantes e fortalecer a mensagem por trás de suas imagens, para obter imagens claras e bonitas.

As cores complementares (como o azul e laranja) também são ótimas para criar uma imagem impressionante e bem equilibrada. Você também pode brincar com temperaturas de cor para produzir resultados interessantes ou usar certos tons para evocar várias emoções, como felicidade com amarelos brilhantes e mistério com tons mais escuros.

Imagem de Daniela Paz

Contraste

O contraste funciona de forma semelhante na melhoria da sua composição, mais ainda para imagens monocromáticas. Ele também pode ser usado para fazer o seu tema se destacar, basta circundá-lo e preencher o quadro com cores mais claras, ou vice-versa. Imagens monocromáticas como sépia e preto e branco também são baseadas em contraste para revelar seus detalhes e texturas.

Ao optar pelo contraste tonal, é importante notar que as áreas mais escuras tendem a ser “mais pesadas” nos olhos, então você deve equilibrá-las adicionando áreas maiores e mais claras.

Imagem de Pikar

Linhas e formas

Outros elementos importantes da arte pelos quais nossos olhos são naturalmente atraídos são linhas e formas. Use-os em sua vantagem, permitindo que eles mudem a maneira como seu público vê sua imagem. As linhas têm uma maneira natural de guiar os olhos do espectador, tornando-os o elemento perfeito para ajudar a chamar a atenção para os pontos focais desejados.

Estradas, pontes e até corredores são ideais para mostrar uma perspectiva linear, pois eles têm linhas que se estreitam em direção ao outro extremo, o que pode levar os olhos para onde seus temas principais podem estar (como edifícios, céu ou até mesmo uma pessoa de pé ao lado da porta).

Imagem de Toledon Ramos

Equilíbrio simétrico

A simetria é uma técnica de composição amplamente ensinada que é usada para criar um equilíbrio visual em suas fotos. Nós inconscientemente procuramos simetria em todas as coisas, e uma fotografia com elementos que são quase perfeitamente equilibrados geralmente faz uma imagem muito atraente.

Equilíbrio assimétrico

Quando executado corretamente, mesmo uma imagem visualmente desequilibrada pode se tornar uma foto interessante. Por Mais que encontremos prazer em olhar para algo simétrico, há algo perturbador, mas intrigante, em uma imagem que não parece ” seguir as regras”. Esta técnica de equilíbrio informal é muito mais difícil de alcançar, mas melhora com a prática.

Para alcançar a assimetria, tente incluir dois assuntos ou elementos diferentes ou contrastantes e coloque-os fora do centro (seguindo a regra de terços). Eles podem ser qualquer coisa: dois objetos diferentes, dois do mesmo objeto que diferem em tamanho ou cor, quantidades desiguais, mas equilibradas, de tons claros e escuros, ou dois conceitos diferentes.

Imagem de Pikar

Profundidade e camadas

Adicionar camadas à composição envolve incluir outros elementos em diferentes distâncias da câmera para adicionar profundidade a uma imagem. O que ele faz é que ele permite que o olho do espectador seja guiado através da imagem (semelhante às linhas principais) e saltando de um elemento para outro. O efeito torna-se visualmente mais atraente quando você tem pelo menos três camadas dominantes na imagem: o primeiro plano, o meio e o fundo.

Nesta técnica, seu assunto pode estar em primeiro plano, médio ou plano de fundo, dependendo de onde você define seu foco. Caso os elementos sejam fixos, como na foto abaixo, uma simples mudança de perspectiva pode alterar o tamanho do seu primeiro plano em relação às camadas no plano de fundo.

Imagem de Fabio Marujo

Fonte: Adorama

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *